Sobre

Nesta seção, você poderá encontrar mais informações sobre o ARA.

O que é o ARA?

O ARA é uma plataforma interativa que tem como objetivo reunir dados de ocorrência de aves silvestres do Brasil. Por definição, ARA é Atlas de Registro de Aves Brasileiras e está dividido em seis módulos, que diferem entre si em função da natureza do registro de ocorrência da ave:

ARA-LIT – Módulo de Registro em literatura
Reúne dados de ocorrência publicados em literatura, tais como artigos científicos, livros, relatórios técnicos, dentre outros.
ARA-COL – Módulo de Registro em coleções
Agrupa dados oriundos de coleções biológicas, provenientes de diversas instituições. As coleções podem ser de diferentes tipos: de pele, tecido, esqueleto e vocalização.
ARA-OBS – Módulo de Registro de Observação Pessoal
Congrega dados de ocorrência de aves não publicados e que não possuem documentação comprobatória de seu registro. São frutos da observação do colaborador.
ARA-FOT – Módulo de Registros Fotográficos
Reúne registros realizados a partir de fotografias. Além da informação de ocorrência, o ARA disponibiliza também o arquivo digital para download.
ARA-VOC – Módulo de Registros Sonoros
Reúne registros realizados a partir de gravação de vocalização. Além da informação de ocorrência, o ARA disponibiliza também o arquivo digital para download.
ARA-EMP – Módulo de Registro em empreendimentos
Reúne dados de ocorrência de aves gerados em processos de licenciamento ambiental, seja durante a fase de levantamento de fauna (presentes nos EIAs/RIMAs), seja na fase de monitoramento de impactos ambientais dos empreendimentos licenciados.

Objetivo do ARA

O Brasil é um país mega-diverso que possui aproximadamente 13% da biodiversidade da Terra. Atualmente, grande parte da informação sobre a biodiversidade brasileira ainda está fragmentada em diferentes instituições e iniciativas individuais ou mesmo indisponível em formatos de fácil acesso. A padronização, espacialização e análise das informações são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a conservação da biodiversidade brasileira. A proposta do ARA é sistematizar parte da informação disponível sobre distribuição das aves brasileiras, visando facilitar o acesso aos dados, bem como permitir a colaboração de pesquisadores e observadores amadores. Esta construção participativa possibilita ampliar o conhecimento sobre as aves tornando públicas as informações e servindo de base para ações de conservação das espécies. O ARA surgiu devido à dificuldade em se trabalhar com uma grande quantidade de dados de aves, gerados principalmente durante o processo de elaboração da lista de aves ameaçadas do Brasil, processo coordenado pelo CEMAVE que teve seu primeiro ciclo finalizado em 2014. O ARA foi criado pela necessidade de organização e centralização das informações sobre as aves brasileiras, haja vista a existência de registros não normatizados e de diversas origens, dificultando a consulta e posterior atualização. Atualmente o CEMAVE tem mais de 250 mil registros de ocorrência de aves no país sistematizados e disponibilizados entre os seis módulos de registros.

Colaborando com o ARA

O ARA permite que o usuário envie seus dados de registro de aves. Para colaborar é necessário ter uma conta em nosso site. Caso ainda não seja cadastrado, clique aqui e crie uma conta, gratuitamente. Os dados podem ser enviados em qualquer um dos módulos existentes. Os dados de ocorrência existentes no ARA podem ser discutidos. O cadastro do usuário permite que os colaboradores interajam, questionando os registros.