Nesta seção, você poderá encontrar mais informações sobre o ARA.
O ARA é uma plataforma interativa que tem como objetivo reunir dados de ocorrência de aves silvestres do Brasil. Por definição, ARA é Atlas de Registro de Aves Brasileiras e está dividido em seis módulos, que diferem entre si em função da natureza do registro de ocorrência da ave:
O Brasil é um país mega-diverso que possui aproximadamente 13% da biodiversidade da Terra. Atualmente, grande parte da informação sobre a biodiversidade brasileira ainda está fragmentada em diferentes instituições e iniciativas individuais ou mesmo indisponível em formatos de fácil acesso. A padronização, espacialização e análise das informações são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a conservação da biodiversidade brasileira. A proposta do ARA é sistematizar parte da informação disponível sobre distribuição das aves brasileiras, visando facilitar o acesso aos dados, bem como permitir a colaboração de pesquisadores e observadores amadores. Esta construção participativa possibilita ampliar o conhecimento sobre as aves tornando públicas as informações e servindo de base para ações de conservação das espécies. O ARA surgiu devido à dificuldade em se trabalhar com uma grande quantidade de dados de aves, gerados principalmente durante o processo de elaboração da lista de aves ameaçadas do Brasil, processo coordenado pelo CEMAVE que teve seu primeiro ciclo finalizado em 2014. O ARA foi criado pela necessidade de organização e centralização das informações sobre as aves brasileiras, haja vista a existência de registros não normatizados e de diversas origens, dificultando a consulta e posterior atualização. Atualmente o CEMAVE tem mais de 250 mil registros de ocorrência de aves no país sistematizados e disponibilizados entre os seis módulos de registros.
O ARA permite que o usuário envie seus dados de registro de aves. Para colaborar é necessário ter uma conta em nosso site. Caso ainda não seja cadastrado, clique aqui e crie uma conta, gratuitamente. Os dados podem ser enviados em qualquer um dos módulos existentes. Os dados de ocorrência existentes no ARA podem ser discutidos. O cadastro do usuário permite que os colaboradores interajam, questionando os registros.